Hoje devido a um pedido especial farei mais um post, apesar de já estar a pensar numa realização bissemanal consoante o “tráfego” do blog.
O tema de hoje denomina-se como a Liberdade, foi requerido por uma leitora e visitante, a liberdade, mais como conceito de Penso logo existo mas neste caso seria Ajo logo sou livre, afinal qual o significado de Liberdade? Pelo que pesquisei Liberdade deriva do latim –libertas, com o significado literário de alguém que tem direito de proceder com vontade própria desde que esse direito não vá contra direito de outrem.
Agora vamos analisar o sentido realista de liberdade, afinal quem somos? O que somos? O que fazemos aqui? E Se tudo o que fazemos tem um propósito? Vejamos um facto real, se eu não tivesse tido a imaginação de criar este blog. nós não estaríamos aqui, e eu não teria criado um blog. se não outro α número de factores que o propositaram, afinal somos ou não livres? Esta é uma das perguntas filosóficas eternas.
Todas as teorias têm uma contra teoria…
Suponhamos um cão, ele aprendeu um conjunto de limites mentais, limites esses que ele sabe não poder ultrapassar, não será assim também com o humano? Não teremos nós os mesmos limites? Não seremos nós um “robô” que age como um computador? Recebe ordens, processa informação e cria uma opinião. Ora aí está a palavra fundamental da liberdade, a criação, existe uma teoria que diz “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.” afinal qual é o ponto de criação? A teoria do Big Bang diz ser a explosão de uma matéria, mas o que origina essa matéria? O ponto onde quero chegar com este post. é a matéria explodiu, os planetas criaram-se, a energia mexe-se, as coisas movem-se faz-nos pensar, logo faz-nos agir, logo tira-nos a liberdade? Teremos nós realmente liberdade de estar aqui? Ou somos nós obrigados por um outro conjunto de factores?
O ponto alfa e ómega, que os físicos falam, quando foi o ponto alfa? Ninguém poderá

, nunca, saber nem pela via literária, nem pela via científica. Torna-se literalmente impossível, a noção “Espaço/Tempo” só pode ser criada após o ponto alfa, logo nunca se vai poder saber. Cientificamente também se torna impossível, afinal nada se cria, terá de haver sempre uma criação um ponto α, esse ponto mudaria muitas das regras e teorias da actualidade.
Toda a vida o ponto mais temível nunca é tocado por um sem número de influências, como por exemplo o Petróleo, hoje ninguém acredita nos números de reservas enviadas pelas petrolíferas, nem mesmo o “arem” do petróleo o Ghamar ainda pode ser considerado credível. Temos por outro lado as energias, que não querem a extinção do petróleo, mas na verdade é o que a população mundial teme!
Todos temos o medo que a nossa maior fonte de produção de energia acabe de um momento para o outro, mas nada fazemos para alterar isso…
“Agora vivemos o império do petróleo e do dinheiro - o resto é disfarce.”
José Saramago
Dedicado à Maria que tanto insistiu com este post.
Como sempre é um prazer escrever para vós!
Pedro Coelho