Até que ponto somos mesmo livres? Não se estará a dar o caso de tomarmos decisões que parecem livres mas que, se formos analisar a sua origem profunda, são condicionadas por um numero sem fim de factores, de cuja existência muitas vezes nem nos apercebemos? Será que a livre vontade não passa afinal de uma ilusão? Será que está tudo determinado, apesar de não termos consciência disso?
Hoje vou começar por uma breve explicação, o efeito borboleta.
O efeito borboleta foi inicialmente testado por Edward Lorenz, e depois desenvolvida por Henri Poincaré, este mesmo efeito faz paralelismo com uma outra teoria, esta por sua vez foi criada por Edgar Morin cita uma frase muito conhecida pelos cientistas, “Pequenas causas podem gerar grandes efeitos.” A verdade é que o efeito borboleta relata mais ou menos o mesmo.
O efeito borboleta no seu ponto mais extremista declara que um simples bater de asas de uma borboleta poderia causar um tufão no Japão, em pontos mais claros o que este exemplo quer metaforicamente explicar é que, tudo tem uma razão de ser.
Se na vida tudo tem uma razão causa-efeito, então nos estamos a viver um efeito e a criar uma causa? Será então que os erros dos nossos avós ao poluírem o ambiente nós estamos a pagá-lo com o aquecimento global? E provavelmente não iremos nós com o excesso de consumo de energia causar a extinção de energia não-renovável?
Bem isso tudo são suposições, que como me “ensinaram” no outro dia não podem ser justificadas cientificamente, logo são apenas devaneios de um jovem.
Sem fugir o rumo do post. de hoje, o efeito borboleta por sua vez deu origem à Teoria do Caos.
Vamos pensar o actual estudo atómico aceite por toda a comunidade científica. “A Nuvem Electrónica”, O sistema diz que se olharmos em proporção a nuvem é equivalente a um campo de futebol e o núcleo a uma bola de Ping-Pong. Sendo assim os electrões têm um grande espaço para circularem, visto que até têm um pequeno volume, supostamente o movimento dos átomos é aleatório, mas segundo a Teoria do Caos poderíamos prever o movimento de cada Electrão?
Introdução, citada por José Rodrigues dos Santos.
Como sempre, é um prazer escrever para vós!
Pedro Coelho!
Muito bem Muito bem Pedro :D
ResponderEliminarContinua !
muito interessante, Pedrito Coelho!
ResponderEliminarcontinua assim e vais chegar longe :)
Gosto especialmente da introdução. Penso que estás a debater uma questão mesmo muito interessante , mas tens que tentar ir mais fundo .
ResponderEliminarPara mim a nossa liberdade não é nem nunca será total vista num ponto de vista universal , porque o conceito de liberdade é todo ele criado pelo Homem , pelas tradições e regras que fez e pela ética do seu pensamento.
Vendo no sentido apenas colectivo ou de sociedade , é muito mais dificil avaliar o que é realmente o conceito de liberdade, pois este muda consoante as regras morais de cada religião ou as leis de cada pais; ou mesmo a educação que alguém deu ao filho e que esse deu ao seu e por ai fora , porque vai sempre mudando de rumo .
Em relação ao resto do post gostaria de poder dizer mais, como disse em relação à introdução , mas não sei como debater essa questão, visto nunca ter pensado o suficiente nisso . não sei se tudo acontece por um motivo , se o destino já está escrito , se existem caminhos certos e errados ou se nós é que traçamos o nosso destino .
Desculpa não aprofundar muito. Beijos.
Marie... Não aprofundei para não tornar isto num livro como dizem os jovens de hoje "secante"... prometo um post. só sobre a liberdade ;)... em relação ao resto tudo depende do ponto de vista ;)
ResponderEliminarcontinua assim suino que vais mto bem XD
ResponderEliminarConcordo plentamente, excepto com a primeira parte. Já há algo tempo que cheguei à conclusão que independentemente de todas as condicionantes que possam existir somos livres, podemos o escolher o "caminho" que queremos seguir. Através do pensamento, de pensarmos por nós próprios tendo o nosso ponto de vista com a devida justificação (argumento) tentamos chegar sempre a alguma conclusão, e, assim somos livres! :)
ResponderEliminarAinda bem . Fico à espera do post .
ResponderEliminarBeijinhos .
You know how subatomic particles don't obey physical laws? They act according to chance, chaos, coincidence. They run into each other in the middle of the universe somewhere, and bang! Energy! That's the great thing about the universe. It's unpredictable. That's why it's so much fun....
ResponderEliminarYou know how subatomic particles don't obey physical laws? They act according to chance, chaos, coincidence. They run into each other in the middle of the universe somewhere, and bang! Energy! That's the great thing about the universe. It's unpredictable. That's why it's so much fun....
ResponderEliminarpois..
ResponderEliminarfilosofia..
liberdade é um sentimento não algo que exista realmente, é como sorte..
não vou dizer mais nada porque não quero fazer figuras tristes :D
ass. Eu
tá porreiro,, apredenste metade nas aulas de filosofias, metade nas de quimica...lol
ResponderEliminarmas por acaso até escreves bem...
Bem em relação ao coment em inglês é de um grande chato... apesar de bom rapaz... ele esqueceu-se de declarar que era uma citação...
ResponderEliminarÉ verdade tenho em mente um post sobre a Sorte para breve ;) grande R.M um coment a tua medida ;)
E Mummy grande pequeno gonçalo... nem tudo aprendi nas aulas de filosofia pouco ou nada foi nas aulas... a parte de Química sim tens razão ;)
Etica, moral, bem, mal... são so palavras, o universo onde nos vivemos e pura simplesmente gorvernado por nada ou melhor... pelo caos.O caos nao obedece a regras, nao se importa com os fins e com os meios apenas segue um principio... a imprevisibilidade... " I think this world extends way beyong this field of dreams were dancing in.... and i wanna see that world"
ResponderEliminarbem e eu pergunto-te Gonçalo o que são palavras? Uma série de definições puramente semânticas... Infelizmente a metáfora que usas como caos, presumo que sejamos "nós" o Homem, tudo e previsível consoante o nosso movimento...
ResponderEliminara primeira parte do teu texto faz-me lembrar uma conversa que tivemos não à muito tempo...
ResponderEliminaro texto está bom, tens jeito, continua.
Beijo
Palavras.... o k sao palavras....? São exactamente isso so palavras... o universo incluindo nos e "gorvernado" pelo caos, e impossivel prever precisamente a proxima acção de uma pessoa, pois cmo eu disse esta mesma e comandada pelo caos, existem milhoes de milhoes de possibilidades tdas originando um final diferente, pode-se e tentar arranjar uma previsao mas nunka se revela identica ao desfecho original k esse sim e escolhido de forma totalmente aleatória.... por exemplo actualmente na sociedade.... o individualismo está morto, kem poderia prever há 200 anos k tal iria akontecer??
ResponderEliminarpalavra
ResponderEliminars. f.
1. Som articulado com uma significação.
bem uma palavra é só uma palavra, mas um texto esse sim e característico de quem o escreve... não sou ninguém para o dizer mas provavelmente se fores reparar bem na história há muitos anos o individualismo não era minimamente aceitável... a isso se chama evolução meu caro amigo, imagina que partes uma mesa, prevês que o que lá está vai cair... logo conseguimos prever as coisas ou não?
Será que caiem mesmo?? Pode haver um fio que as prende ou nao.... e simplemente aleatorio, tu podes controlar as tuas acções mas nao podes escolher o teu fim... nda tem ordem existe apenas a imprevisibilidade.... existem milhoes de variaveis escondidas por tras de cada resultado, acção e decisão, tdas elas impossiveis de prever.... as pessoas podem possuir epistemes sobre assuntos tais cmo a axiologia, misantropia, individualismo, bem, mal mas nunka consiguerão compreender inteiramente esses assuntos subjectivos.... pois estes sao imprevisiveis causando sempre uma mudança repentina de ultima hora.... ou nao!
ResponderEliminarA liberdade é algo com varios significados cada um diferente do outro e tambem que varia de pessoa para pessoa .. mas antes que te diga alguma asneira fico por aqui =p
ResponderEliminarGostei de ler, ja te disse que escrever bem, continua ;D beijo
A propósito da previsão do movimento do electrão, sugiro uma pesquisa para uma próxima reflexão: Princípio da Incerteza de Heisenberg...
ResponderEliminar