Uma das maiores receitas económicas, um dos desportos mais mediáticos, talvez o segundo negócio que mais dinheiro move em todo o mundo…
Na verdade, sinto-me melancólico quando vejo uma notícia de uma cheia na Indonésia e logo a seguir vem um jogador que foi contratado por 94M de € ou simplesmente que se gastou 400M de € com o Euro2004… No entanto, e como é típico do nosso eterno povo, candidatámo-nos a um Mundial, pois nós não estamos em crise…
Aqui está um termo actualmente falado, aliás não diria “falado” mas sim, escrutinado! Pois este tema da “crise” já foi abordado por tudo o quanto é jornal, tudo o quanto é comentadores, como diria o nosso Zé Povinho, “tudo o quanto é homenzinho já falou sobre esta porcaria!”.
A crise, em geral, pode ser abordada tendo em conta quatro áreas, a económica (actualmente a sua face mais visível), a política, a sociológica, e, por último, a medicinal. Na medicinal pode ser uma “crise” de um órgão, nada muito complicado; já por outro lado a sociológica em si diz que a crise é um factor sistémico, não tem necessariamente uma evolução! Acho que, dito isto, todos preferíamos ter de momento uma crise sociológica do que económica, mas temos uma crise económica e é com ela que nos devemos preocupar!
Ainda antes de entrarmos no tópico do futebol, vamos antes à crise político-económica… De momento, passamos por dois tipos de crise, a pura crise económica e, por outro lado, a crise político-económica… Pois é! Hoje em dia a política também passa por uma crise, uma crise estadual, uma crise no sentido de enfraquecimento político; o nosso governo actual não tem maioria absoluta, não tem poder suficiente para poder dominar o acto político, infelizmente mesmo sem poder absoluto, pensa ter poder suficiente para não dar “o braço a torcer” para a sociedade e, neste caso, o partido de oposição; ainda assim julgo ser obsceno este acto, mas infelizmente o nosso povo da década de 60 e 70 continua a votar no “Trocaste” e nem pensa que estamos no fundo e temos uma pequena esperança neste “novo” líder político, até posso estar enganado e ele não chegar a lado nenhum, mas de momento espero que ele consiga uma maioria absoluta na próxima eleição e venha a liderar o país como um verdadeiro Líder!
Agora sim, a crise no futebol…É totalmente desproporcional a crise e o estado do futebol mundial: grandes clubes mundiais como o Real Madrid, que gastou 1mM na última década só em transferências, movimentam milhões de euros. Os peritos dizem que a crise estava prevista desde 1995…Mas, meus caros, digam-me como pode haver crise, se, por exemplo, no futebol se gasta 1 bilião de euros só em transferências em 10 Anos?!
Quando escrito em chinês a palavra crise compõe-se de dois caracteres: um representa perigo e o outro representa oportunidade!
John Kennedy
Como sempre é um prazer escrever para vós!
Pedro Coelho!







.gif)