terça-feira, 5 de outubro de 2010

O petróleo...

Hoje estamos aqui para um post, que contém um tema muito sério. O Petróleo.

O petróleo literário, o petróleo como bem material indispensável para a economia, o petróleo material influenciável e finalmente o petróleo físico.

Comecemos pelo mais fácil, o petróleo físico; este deriva  maioritariamente de uma combinação complexa de hidrocarbonetos, podendo conter pequenas porções de outras substâncias. O petróleo literário - como sempre,  uma palavra tem raízes etimológicas deriva de petrus = pedra e oleum = óleo, basicamente e fazendo uma síntese, o petróleo literário é um objecto visto em estado líquido constituído por pedra e óleo.

Agora os dois mais interessantes, o petróleo como bem material indispensável para a economia e como material influenciável. Como bem material indispensável para a economia, já pensámos num mundo sem petróleo? O que seria de economias como o Dubai? Já para não referir que  é o combustível do veículo mais usado no mundo---

Todo o Oriente Médio depende desta economia. O Petróleo é quase a sua única exportação , toda aquela população vive com míseros 5 dólares - os mais estáveis -por dia! Mas mais incrível ainda é que a população não sabe como são os poços de petróleo, mas eu vou explicar.


  
Aqui está um exemplo não exacto da produção de petróleo:  as reservas sobem até atingirem um pico, esse pico só existe devido ao aumento da produção dada a necessidade, o que cria uma maior extracção de petróleo do que a fonte consegue criar. De momento ,já quase todos atingiram o pico. De hoje em diante,  a produção de petróleo iniciará uma queda abrupta. E eu não creio que a população esteja preparada para tal, existem muitas suspeitas sobre quais as futuras fontes de energia mas nada de exacto ; ainda não se chegou a conclusão de qual a melhor e mais barata.


A produção de petróleo está a sofrer um grande golpe de especulação, devido a todos estes factores; os mesmos factores que estão a gerar a crise económica mundial. Infelizmente, prevê-se que o ponto final de produção seja daqui a 5 anos. Está, portanto, na hora de procurar a alternativa mais viável a este problema. Lembre-se que já aconteceu há uns anos um dos poços ter uma grande mistura com água, o que tornou o petróleo menos puro e mais caro, o que, por sua vez, destabilizou toda a economia.

Por último, e para mim o mais importante, o Petróleo como material influenciável; o petróleo tornou-se num dos produtos que mais influencia a população e a governação do mundo! Temos um grande exemplo: 70% das campanhas eleitorais dos candidatos americanos são patrocinados por empresas petrolíferas, até hoje só um único candidato, Al Gore,  venceu  estas influências e conseguiu lutar com os seus argumentos e valores! Como ele disse, trata-se do Ex-Futuro presidente dos EUA! Ainda hoje existem provas de que a votação foi boicotada pelo governo de George Walker Bush. Agora digam-me, meus caros leitores, não é isto uma influência? Já pensaram que o dinheiro investido pelas petrolíferas na campanha de G. Bush poderá ter servido única e exclusivamente para subornar as votações?

Este é só um exemplo do que, infelizmente, se passa no mundo do dinheiro! No mundo do petróleo e das influências! Quantas vezes nós, num concurso, qualquer que ele que seja, ou até numa entrada para a faculdade, pensamos assim: "se calhar não trabalhei o suficiente para entrar"?! Mas quando, no fim, vamos ver quem nos passou... constatamos que um apelido importante...

Em suma o que quero dizer é que o mundo neste momento não vive sem o petróleo, temos de terminar com esta decadência, infelizmente só com as vozes poderosas do governo o conseguiríamos fazer, mas isto já não está ao nosso alcance; a nós só nos cabe pagar os impostos para outros viverem!...

"O governo não é uma razão, também não é eloquência, é força. Opera como o fogo; é um servente perigoso e um amo temível; em nenhum momento se deve permitir que mãos irresponsáveis o controlem."
George Washington


Como sempre é um prazer escrever para vós!

Pedro Coelho!

6 comentários:

  1. Adorei, adorei mesmo! Mais uma grande verdade :)

    ResponderEliminar
  2. a tua forma de escrever é muito boa, que nos faz ver de outra maneira factores que por exemplo na televisão não demonstra tão bem! :') parabéns *

    ResponderEliminar
  3. Não te eskeças k a familia Bush ja tinham pretoliferas à decadas.
    Se o teu pai fosse dono da SONAE e se tu concorreses à presidencia achas k o teu pai nao te ajudava na campanha particionando-te??
    George W. Bush foi um grande presidente um dos melhores dos E.U.A. .
    tu ainda falas na guerra olha se as decisoes foram assim tao mas pk e k o secretario de estado da guerra(akele com um nome engrçado) ainda se encontra no governo no mandato do Obama???
    dois-zero

    ResponderEliminar
  4. O petroleo e a maior causa de capitalismo extremo da história. Leva as sociedades a violarem os seus principios. Visto que os estados unidos têm a fixação em controlar as sociedades fazem tudo para controlar o petroleo. E Bush foi uma merda de presidente, já agora (para o senhor anonimo)

    ResponderEliminar
  5. e triste mas e a mais pura das verdades...custa ver como hoje em dia tudo gira a volta do petroleo..tudo gire a volta do dinheiro! e uma grande verdade o que disseste!

    ResponderEliminar
  6. Muito verdade! Excelente :D

    Orgulho*

    ResponderEliminar